domingo, 9 de março de 2014

O Tucano



Esse Tucano tem muito a nos ensinar, VEM COMIGO :-)


Eu nao sei se vc conhece o tucano-toco, esse que está na foto acima, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Esse tucano é uma das espécies mais bonitas de tucanos, eles possuem 4 dedos em cada pé, dois pra frente e dois pra trás, para eles terem mais facilidade para se agarrarem nas arvores, eles são agitados e bagunceiros, vivem pulando de uma arvore para a outra, e sempre procuram as arvores mais altas, seu bico é grande e alaranjado com uma mancha preta, seus olhos são azuis e em volta de seus olhos há uma coloração alaranjada também, e sua garganta é branca, o tucano-toco tem em torno de 50cm e seu bico tem em torno de 20cm, que é considerado metade do seu tamanho.

Pude ver dois desses tucanos-toco aqui em São José dos Campos – SP e o que mais me chamou a atenção foi seu bico lindo, então fui pesquisar sobre seu bico e Deus falou muito ao meu coração, então quero compartilhar com vocês.

Pesquisando sobre o lindo bico alaranjado do tucano-toco, descobri que o bico deles é constituído pelas mesmas fibras que nossa unha, que há vasos sanguínios no bico e que apesar de ser grande, não é pesado, seu bico é oco e com isso se torna leve. Recentemente foi descoberto outra função deste bico, e é sobre isso que quero conversar com vocês.

Foi descoberto que seu bico tem a função de equilibrar a temperatura do corpo do tucano de acordo com o ambiente que ele se encontra, por conta dos vasos sanguíneos, seu bico funciona como seu ar condicionado. Eles fazem com que a perda de calor seja minimizada no frio e maximizada no calor. Até as regiões do bico por onde o calor se dispersa são variáveis. Em alguns casos, enquanto a parte do bico mais próxima do corpo está mais fria, a ponta está mais quente. Isso provavelmente acontece porque há um caminho alternativo para os vasos sanguíneos, que chegam de forma mais direta para a ponta do bico.

(http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1240730-5603,00-BICO+DE+TUCANO+FUNCIONA+COMO+AR+CONDICIONADO+AFIRMA+PESQUISA.html)

Foi ai que Deus falou comigo, fiquei pensando que, eu só achei o tucano por conta do bico lindo dele, ele estava distante de mim, mas seu bico, irradiante, brilhava... e é a primeira coisa que observamos nessa espécie de tucano, eu nunca tinha reparado que seus olhos eram azuis, mas o bico.... ah que bico....
E uma coisa pude perceber, a parte mais linda do tucano-toco, que mais chama a atenção... é a parte do seu corpo que equilibra sua temperatura e o impede de morrer de frio ou de calor.

Então olhei para mim e pensei...
O que em mim chama a atenção e se destaca? O que em mim me diferencia de todos da minha espécie???

Quando descobrimos nossas características únicas e as aceitamos como presentes do céu, começamos a nos conhecer de fato e assim descobrir pra que elas servem....
Na pesquisa que fiz descobri que os filhotes ainda não sabem como usar o bico, perdem muito calor quando precisam reter para manter a temperatura, e retém quando precisam eliminar. Com o tempo, eles começam a crescer e aprender.

Só vamos conseguir aprender o valor que temos quando nos aceitarmos, pois assim adquirimos uma chave que, com a ajuda do Pai, nos equilibrará em todas as áreas de nossa vida, e entao nao morreremos nem no frio e nem no calor.

Identidade é tudo!
Saiba quem você é, para assim você saber exatamente a hora de reter e a hora de eliminar.

“Disse Deus: “Façamos os seres humanos à nossa imagem, de forma que reflitam a nossa natureza.”  Gen 1:26

Äh sim, tu me moldaste por dentro e por fora; tu me formaste no útero da minha mãe. Obrigada, grande Deus – é de ficar sem fôlego! Corpo e Alma, sou maravilhosamente formada! Eu Te Louvo e Te Adoro.”  Salmos 139:13 e 14

Nenhum comentário: