quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Enlatado?!


Alguns dias atrás, andando entre os corredores do supermercado, me deparei com as prateleiras de enlatados. Comidas prontas, fáceis e práticas... Tudo o que os amantes da praticidade gostam!


Eu já sabia da existência dessas comidas "conservadas", mas fiquei estarrecida ao ver 
uma lata de feijão pronto! O Slogan era: "Aqueça e pronto!"

Fiquei alguns minutos parada, olhando e revirando as latas nas mãos, questionando comigo mesmo: "Como assim? Tá de brincadeira? Feijão enlatado? Esse feijão está a quanto tempo nessa lata?"  Meu estômago começou a embrulhar de tanto pavor!

Os que me conhecem sabem o motivo desse drama todo, pelo simples fato de ser uma fã de carteirinha de feijão! Sou fascinada por feijão! De todos os tipos, maneiras e formas! rs
Ah que delícia aquele feijão da vovó, feito na hora! Suculento, bem temperado, Hum...
Como uma pessoa na face da terra, trocaria um feijão feito na hora, por um enlatado?

Você que é adepto a este tipo de comida, não é nada pessoal,viu? 
Cada um tem suas necessidades né... mas cá entre nós? 
O feijão preparado do jeito certo, na hora certa, é bem mais saboroso! rs

O curioso foi que, na mesma semana da minha extrema decepção com os industrializados, eu estava aprendendo com minha avó como se cozinha o feijão... Ela me explicou cada detalhe, como ela escolhe os grãos, como ela tempera, e como ele chega ao sabor ideal! 
(Esta é uma meta: aprender a fazer o feijão igualzinho o dela! rs ) 
A verdade é que para se preparar um bom feijão, uma boa comida, leva tempo...

Então concluí que: Na pressa, já optei por enlatados algumas vezes! "Quem nunca?"

Sim, eu e você temos a tendência de sempre querer algo mais fácil, que não exija 
tanto esforço, que não custe muito caro, que economize tempo e dedicação. Entre as prateleiras de decisões, caminhos e escolhas da vida, nosso coração tende a escolher sempre a decisão mais rápida, o caminho mais curto, a escolha mais prática.

Acontece que nem tudo em nossa vida pode ser enlatado.

Tem coisas que realmente precisam de maior tempo de dedicação, tempo de espera, tempo de esforço, tempo de oração...Quando decidimos não resolver tudo na base do "era pra ontem", conseguimos desfrutar os resultados com um melhor sabor.

Deus em sua infinita bondade poderia nos dar tudo que nosso coração deseja, porém, Ele sabe que tem certas coisas que só vamos saber valorizar com o tempo que levamos para alcançá-las.
Certas conquistas, não terão um bom sabor se alcançadas na pressa.
Decisões precipitadas, nem sempre trarão um bom resultado.
O fim esperado nem sempre será alcançado se os caminhos e escolhas forem na base da pressa.

Vivemos dias apressados. Somos apressados. Queremos coisas apressadamente!

Mas o Livro de Receitas para a Vida Plena, nos alerta que: 

"Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3.1)

Como diz o ditado: "Quem tem pressa, come cru!" 
Eu diria que: “quem tem pressa, come feijão enlatado!”

Quem tem pressa, não espera o tempo determinado para cada coisa, portanto, não experimenta o delicioso sabor dos propósitos de Deus! Ao invés de aguardarem com expectativa algo exponencial, se apressam e não desfrutam do Melhor, em qualquer área da vida. 

Devolva as latas do Fastfood da Pressa, sente-se e ouça aquele barulho vindo da panela, sinalizando que tem coisa saindo do forno...
Tenha a expectativa de que algo está sendo preparado especialmente pra você!
Talvez isto não venha da maneira que você pensa, e nem no tempo que você julga ser ideal. Mas esteja certo de que, o Chefe sabe de todas as coisas, e não quer te satisfazer somente com um prato, mas sim, com um verdadeiro banquete! E disso Ele entende bem!
Se disponha a ajudar o Mestre, adicionando o bom tempero da Paciência e Confiança Nele, que aí sim, você experimentará o Melhor sabor, em todas as coisas!

Cássia Gabriela

Nenhum comentário: